quinta-feira, 22 de maio de 2008

Diabetes Mellitus 1: Reportagem: BRASIL É PIONEIRO NA CIRURGIA DE DIABETES PARA NÃO-OBESOS

Pois é povo, depois de algum tempo sem postar nada no blog, e com os problemas sobre endereço resolvidos, nós colocamos mais uma reportagem interessante. Ela trata de uma cirurgia para controle de diabetes, a qual poderá substituir a medicicaçao (isso mesmo, a pessoa deixaria de necessitar de insulina). Deem uma lida:



"O Brasil foi o primeiro país a desenvolver uma nova cirurgia metabólica contra o diabetes, empregada em pacientes não-obesos. Foi, também, o precursor no uso desse procedimento em humanos. O médico Ricardo Vitor Cohen, um dos maiores especialistas no assunto, utiliza a técnica da exclusão duodenal em protocolo experimental, aprovado pelo Comitê de Ética do Ministério da Saúde, em 50 pacientes. Em 70% desses casos, o sucesso no controle do índice de diabetes levou à possibilidade de abandono da medicação.
"Isso é inédito no mundo. Pudemos observar a ocorrência do controle do diabetes, ainda que esses pacientes voltem a ganhar peso", afirma. De acordo com o médico, o controle da doença se mantém com a suspensão da insulina e com grande chance do paciente ficar sem medicação alguma."


Para ler a integra da reportagem acessem:
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6398&Itemid=1



Marcos Vinícius, Med 87.

2 comentários:

Ciência Brasil disse...

Parabens pelo LINDO blog.

abraços

Prof Marcelo Hermes
(blogueiro)

elaíne disse...

tenho diabetes e gostaria de saber como faço para ter acesso á essa cirurgia metabolica de diabetes, gostaria ainda de saber quais sao os riscos e as indicaçoes bem como mais detalhes dos resultados.aliás parabens pelo trabalho feito com o blog.