segunda-feira, 26 de maio de 2008

Diabetes Mellitus II: Reportagem: Chá e vinho podem ajudar tipo 2

O vinho tinto e o chá podem ajudar a regular a glicemia de pacientes com diabetes tipo 2, segundo pesquisa realizada na Universidade de Massachussets e publicada no Journal of Food Biochemistry.A explicação dos pesquisadores é que o vinho tinto e o chá contêm antioxidantes naturais que podem desacelerar a passagem da glicose pelo intestino e eventualmente na corrente sanguínea e prevenir os picos de glicemia, o que é um passo importante nos cuidados com a doença. O vinho tinto inibiu completamente a enzima alfa-glucosidase, responsável por dar início à absorção da glicose pelo intestino, enquanto o vinho branco conseguiu inibir essa enzima em apenas 20%.Em relação ao chá, foram feitos testes no chá preto, verde e branco e a conclusão é de que o chá preto é mais efetivo para inibir a atividade da enzima. A inibição da enzima alfa-glucosidase em diabéticos tipo 2 é obtida com o uso de medicamentos que produzem efeitos colaterais como flatulência e diarréia.

retirado do site: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/materia.asp?id=1198





Mariana Marques, Med 87

História da diabetes: Reportagem: A DESCOBERTA DA INSULINA: CERTEZA DE DIAS MELHORES



Olá povo, demos uma olhada na internet e vimos um site com um retrospecto sobre a insulina: principal hormônio no controle de glicose do sangue, quando em situações hiperglicemicas (altas taxas de glicose no sangue). É bastante interessante:

"Em outubro de 1921, no laboratório de Mac Leod, em Toronto, o canadense Frederick Banting – junto com seu colaborador Charles Best – utilizando cães como cobaias, consegue isolar uma substância que se mostrava capaz de eliminar os sintomas do diabetes. O extrato foi batizado de Insulina (palavra de origem latina. Insula, que significa “ilha”). [...] Inicialmente, o objetivo principal era proteger o paciente da descompensação aguda do diabetes e da cetoacidose. Depois, a atenção foi direcionada para a prevenção de complicações tardias, parcialmente por causa de uma diminuição na incidência de situações agudas, que eram algumas vezes fatais."

Para ler a reportagem na integra:
http://www.diabetes.org.br/aprendendo/historia/descobertoinsulina.php





Alexandre Malta, Med 87


quinta-feira, 22 de maio de 2008

Diabetes Mellitus 1: Reportagem: BRASIL É PIONEIRO NA CIRURGIA DE DIABETES PARA NÃO-OBESOS

Pois é povo, depois de algum tempo sem postar nada no blog, e com os problemas sobre endereço resolvidos, nós colocamos mais uma reportagem interessante. Ela trata de uma cirurgia para controle de diabetes, a qual poderá substituir a medicicaçao (isso mesmo, a pessoa deixaria de necessitar de insulina). Deem uma lida:



"O Brasil foi o primeiro país a desenvolver uma nova cirurgia metabólica contra o diabetes, empregada em pacientes não-obesos. Foi, também, o precursor no uso desse procedimento em humanos. O médico Ricardo Vitor Cohen, um dos maiores especialistas no assunto, utiliza a técnica da exclusão duodenal em protocolo experimental, aprovado pelo Comitê de Ética do Ministério da Saúde, em 50 pacientes. Em 70% desses casos, o sucesso no controle do índice de diabetes levou à possibilidade de abandono da medicação.
"Isso é inédito no mundo. Pudemos observar a ocorrência do controle do diabetes, ainda que esses pacientes voltem a ganhar peso", afirma. De acordo com o médico, o controle da doença se mantém com a suspensão da insulina e com grande chance do paciente ficar sem medicação alguma."


Para ler a integra da reportagem acessem:
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6398&Itemid=1



Marcos Vinícius, Med 87.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Diabetes Mellitus 2: Reportagem: Cientistas decifram novas chaves sobre início de diabetes tipo 2

Uma reportagem muito interessante sobre diabetes Mellitus 2 e que tem muito haver com o tema Bioquimica Biofisica

Washington, 30 abr (EFE) - Um único aminoácido poderia ser chave no início da diabetes tipo 2, segundo um artigo publicado esta semana pela revista "Journal of the American Chemical Society" ("JACS"), que contraria as opiniões convencionais sobre o começo da doença. Nos Estados Unidos há 20,8 milhões de crianças e adultos, isto é, 7% da população, que sofrem de diabetes. Este número inclui aproximadamente 6,2 milhões de pessoas que não sabem que têm o problema.

Para Conferir a reportagem completa:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/30/cientistas_decifram_novas_chaves_sobre_inicio_de_diabetes_tipo_2_1294096.html




Marcos Vinícius, Med 87